sábado, 10 de julho de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010Quadrilhas juninas de Roraima recebem incentivo da Prefeitura
As 20 quadrilhas juninas que participarão do concurso do Boa Vista Junina 2010 receberam incentivo financeiro da Prefeitura. O repasse foi realizado pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que disponibilizou R$ 200 mil para a Associação das Quadrilhas Juninas de Roraima (Aquajurr) e a Federação de Quadrilhas de Roraima (Fequarj).

Cada quadrilha recebeu R$ 10 mil. Entre os grupos participantes do arraial 10 são filiados à Aquajurr e 10 à Ferquaj. O incentivo ajuda na confecção das alegorias e roupas dos grupos.

“Todos os anos realizamos esse repasse como forma de valorizar o compromisso que temos com as quadrilhas, que representam a nossa identidade cultural e realizam o resgate às tradições”, diz Osmar Marques, presidente da Fetec.

O concurso de quadrilhas terá a participação dos grupos Amor Caipira, Arrastão Caipira, Coração Caipira, Coração do Sertão, Eita Junino, Escola Forrozão, Estrela Junina, Forrozão Caipira, Garranxê, Macedão, Xamego Caipira, Xamego na Roça, Explosão Caipira, Sucesso Caipira, Agitação Caipira, Tradição Macuxi, Zé Monteirão, Gonzagão, Perdidos na Roça e Explosão Junina.

O Boa Vista Junina começa no dia 9 de julho, dia em que o Município comemora 120 anos de criação, e vai até o dia 18 na Praça do Centro Cívico. Já o concurso de quadrilhas será nos dias 10, 12, 13, 14, 15 e 16. A apuração das notas do concurso será na no dia 17 e no encerramento da festa vai ser a apresentação da grande campeã de 2010. O Banco da Amazônia S/A é patrocinador do evento.

Arraial
O tema do Boa Vista Junina deste ano será “Do sertão ao setentrião, dez anos de tradição”. A expectativa este ano é reunir cerca de 150 mil pessoas nas 10 noites do evento. A Prefeitura vai instalar arquibancadas cobertas com capacidade para 4.500 pessoas sentadas. Na praça de alimentação serão instalados três restaurantes, 40 barracas de alimentação, além de 120 ambulantes.

A segurança será garantida por policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito, agentes da Polícia Civil e Vigilância Sanitária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e Corpo de Bombeiros. A praça será monitorada por câmera de segurança que auxiliarão os policiais durante as dez noites do evento.

vergonha para Belém